segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PAPAGAIO COME MILHO, PERIQUITO LEVA A FAMA.

Num excelente artigo na VEJA de 22 de setembro - 2010; Maílson da Nóbrega escreveu algumas "pérolas" sobre a máxima: "papagaio come milho, periquito leva a fama", o artigo de Maílson chama-se "Não plantou, não colheu", a campanha de Dilma diz "Lula mudou o país", ignorando os alicerces deixados pelos tucanos. O que chateia os tucanos não é o sucesso de Lula, mesmo porque um dos maestros é o Henrique Meireles, presidente do Banco Central, foi eleito o deputado federal mais votado pelo PSDB em Goiás. O que chateia os Tucanos é o PT dizer que o PSDB não fez nada de bom para o país, o REAL, o superavit primário e as reformas de FHC foram ignoradas. As reformas são feitas para o Futuro, geralmente seus efeitos são de médio a longo prazo para um resultado visível e palpável. 


Trechos do artigo de Maílson: 

"Segmentos do PSDB contentavam-se em ver Palocci reconhecer as realizações de FHC. Assim, Lula se apropriou facilmente da paternidade das mudanças"

"Lula não é o primeiro a surfar em ondas criadas por ações de outros. Bill Clinton se beneficiou das reformas de Ronald Reagan. Os trabalhistas britânicos viveram o crescimento construído pelos conservadores, sob a liderança de Margareth Thatcher. A diferença é que não se apagava o passado, à moda de Stalin."

"No Brasil, há tres evidentes períodos de intensas reformas institucionais: o de Vargas, o de Castelo Branco e o de Fernandoo Henrique. Todos desaguaram em ganhos de produtividade e crescimento em governos posteriores. No de FHC, os efeitos na produtividade começaram a aparecer em 2006, após os ajustes pós-pânico de 2002." 

(Maílson da Nóbrega)


Então, baseados no artigo de Maílson, podemos dizer que JK foi beneficiado pelas reformas de Vargas; JK construiu Brasília. A excelente vida econômica do governo militar de 67 a 72 foi fruto de reformas importantes feitas por Castelo Branco e finalmente as grandes reformas de FHC refletiram no governo Lula que fez o bom dever de casa. A questão é: os petistas nunca reconhecem isso !! Até parece que a direita reforma para a esquerda populista governar depois, é ou não é a confirmação do dito popular?: “PAPAGAIO COME MILHO, PERIQUITO LEVA A FAMA”

Nenhum comentário:

Postar um comentário