sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O Desafio Cultural da Igreja.


 

















O jeitinho brasileiro nos corrompendo vorazmente, isso deve nos preocupar e muito.


Nós já devíamos ter resolvido essa questão, alguém pode pensar assim, que a mutabilidade das ideias é dinâmica, e temos que aceitá-las. Apesar do avanço nas informações e formação de missionários e mestres, temos um grande desafio a frente, pois há novas culturas surgindo, como são os novos ciganos?, Como estão os indígenas de hoje?, Seus valores mudaram?, E tantas outras questões envolvendo grupos sociais urbanos, que seguramente mudam mais rápido que os demais. E nós ? E se o sal fica sem sabor?, temos que ser Sal da Terra e Luz do Mundo em todo o tempo - "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;" Mateus 5:14. O Amor e a Honestidade/Integridade são marcas do verdadeiro cristianismo, com isso conquistamos a cultura de qualquer povo ou nação. 






Deus não muda e o Evangelho não mudou; o que mudam são circunstâncias, o modus vivendi e modus operandi dos homens e isso devido a novas ferramentas, procedimentos, etc., porém o homem tem as mesmas necessidades de sempre, de ser amado, compreendido, de se relacionar, de ter amigos, se casar, ter e criar filhos, etc., o homem precisa de um Deus para adorar, se ele não encontrar o verdadeiro Deus, irá adorar ao falso, não importando a forma que esse falso deus tenha. A verdade é o que está escrito em João 3: 16, simples assim, pois a verdade é simples, direta e absoluta.


Sabemos que o Evangelho por si mesmo é poderoso para mudar mentalidades – “Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;” 2 Co 10:5; mas devemos levar em conta o discipulado ampliado.

Mas o desfio maior hoje no Brasil é a “questão ideológica”, a política, um exemplo disso é a infiltração do Marxismo dentro de algumas igrejas, algo que não se imaginava no passado e que já existe hoje  o pastor comunista, sim, um casamento de Marx com o “evangelho”; há um processo de infiltração político-ideológico em andamento e só um avivamento com um processo de ensino intensivo mudará a cabeça de alguns. O que começou nas escolas – o marxismo cultural - e nós evangélicos negligenciamos atinge hoje também as Igrejas.

Sabemos que o desafio é muito grande nessa área política-ideológica principalmente; observe políticos evangélicos sendo candidatos em partidos que tem como bandeira principal o casamento gay, o aborto amplo geral e irrestrito e apoio ao infanticídio indígena como um fator apenas cultural; geralmente o irmão se defende dizendo que não achou vaga em um bom partido, esquece o irmão que a “porta” continua sendo estreita e o caminho apertado (Lucas 13: 24), a questão é que se perdeu a ética e infelizmente a Igreja acaba acompanhando o mundo, sendo uma “Maria vai com as outras”.


A cultura política de um país não pode influenciar negativamente a Igreja, existe uma confusão ideológica, há de se ver os estatutos dos partidos, há um amplo festival de mentiras.  A Bíblia não é, nem Capitalista, posto que denuncia o abuso do poder econômico, e nem Socialista, posto que também denuncia o poder absoluto humano.


Mas como nos livrar desse embate Ideológico?, Muitos usam a Bíblia e a religião, para dar pleno apoio a um governo que é contra Cristo, é isso que buscam fazer; é uma poderosa infiltração que tem se transformado em ingerência, torcendo conceitos e princípios, promovem uma heresia atrás da outra, e nesse ínterim, buscam apoio nos evangélicos corrompidos para: a causa do aborto, do casamento homossexual, da institucionalização da pedofilia, no apoio a terroristas islâmicos, etc, e dando em troca benesses a pastores como emprego e dinheiro para se construir templos, e até empregos fantasmas, infelizmente está assim.


Então, são perseguidos aqueles que tentam abrir os olhos do povo evangélico, pessoas como Julio Severo (blogueiro), Marisa Lobo (psicóloga), Silas Malafaia(pastor), Marcos Feliciano(político), e outros. Temos um desafio de voltar ao Evangelho Total sem cair nas garras do embate ideológico - “Direita X Esquerda”, é os pés da Estátua de Nabucodonosor, estamos nos pés da Estátua, onde o barro não se mistura com o ferro.



Mas não há neutralidade no campo das opiniões e decisões mentais, ou Deus e seus princípios absolutos, imutáveis ou o Mundo com seu característico relativismo doentio. A neutralidade cultural é uma mentira, fomos enganados porque achamos que a Verdade tinha dois compartimentos, que havia vários mundos, não, só há uma verdade, e ela é Cristocêntrica, quer os homens aceitem ou não. 




Pr. Pedro Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário