domingo, 14 de agosto de 2016

O TEATRO PENTECOSTAL




Manipulação Psicológica e auto sugestão substituindo a Palavra Genuína de Cristo.




Tenho ido a muitos cultos pentecostais em festas de Igreja; onde se repete há muitos anos uma fórmula de manipulação a qual o pastor Silas Malafaia já tem denunciado – O Pregador manipulador no Culto Pentecostal Festivo, onde se vê uma forma “previsível” em que voce sabe como começa e sabe como termina – sem surpresas.
Na manipulação pentecostal em cultos onde prevalece um teatro, os gritos e os ‘clichês’ pentecostais surrados: __Tem fogo ai irmão ?!, __Eu já vejo o homem de branco descendo aqui !!,(...) é anjo aqui e acolá; etc, etc,. Recebendo tudo isso, existe uma platéia alienada que se recusa a ‘crescer’ no conhecimento de Deus (Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. 1 Pe 3: 18), alguém disse que o povo cresce só na Graça desprezando o Conhecimento. 


A manipulação ocorre também através do teatro do medo; em situações que nos faz lembrar os interrogatórios nas salas de tortura(desculpem o exagero, mas é assim mesmo). Pregadores estes, ‘usados’ numa “autoridade” questionável. Mas de que estamos falando ?? Estamos descrevendo o exagero e as meninices e os clichês da maioria dos cultos ditos pentecostais, principalmente nas Assembléias de Deus; repito que infelizmente, boa parte desses cultos festivos virou um “Teatro de Manipulação”, onde tudo sai assim que meio forçado, e o ‘pregador-show’ fica pressionando a platéia de crentes a que dê ”aleluias”, levantem as mãos, pulem dos assentos, sapateiem e gritem; não que seja errado se expressar alegremente no culto, não que seja errado dar vivas e glórias a Deus ardentemente. Isso faz parte do culto pentecostal, mas que seja espontâneo e não forçado pelo pregador. Então tudo isso se torna apenas num show para agradar o Homem. Um massageamento de egos consumistas. 



Menino Manipulado pego roubando prega e profetiza




Parece estranho que eu sendo pentecostal esteja criticando o culto pentecostal clássico e tradicional nos congressos, encontros públicos e cruzadas. Amados, eu falo em línguas estranhas todos os dias orando; Deus tem me usado em profecias muitas vezes e ocorre que em algumas vezes eu chego a interpretar uma mensagem em línguas estranhas de outrem, (1 Co 12: 30); eu falo mais de uma dezena de tipos de línguas estranhas; recebi o batismo no Espírito Santo há décadas; nunca esfriei perdendo o dom de falar em línguas estranhas conforme está escrito – Atos 2: 6 – 8; 1 Co 14: 1 a 4. 


O que ocorre é que o culto pentecostal “quente” em muitos casos virou “mercadoria” para arrecadar dinheiro e para gerar fama a alguns. Irmão queridos, cansei desse teatro humano. Contudo sei que há milhares de santos homens e mulheres de Deus, cheios do Espírito Santo; são profetas que vivem como profetas; gente quase anônima; gente sincera que vive no Espírito de fato é desses que precisamos – e eles existem, felizmente Graças a Deus !!




Pr. Pedro Paulo Barbosa




Nenhum comentário:

Postar um comentário