domingo, 20 de abril de 2014

ANIVERSÁRIO DO PR. OFIR OLIVEIRA

Pr. Pedro Paulo entrega presente da Igreja ao Pr. Ofir
Estivemos no Culto de Ação de Graças do Pr. Ofir Oliveira, pastor titular da Assembléia de Deus Central de Adoração, ligada a Igreja Mãe de Belém. Pr. Ofir completou 60 anos no dia 17 de Abril, mas este culto foi realizado no dia 19, sábado, para aproveitar o feriadão de páscoa, seus 10 irmãos vieram de Belém para abrilhantar a festa. Presentes também, membros do Conselho de "Pastores de Floresta do Araguaia" - CONPASFA, Pr. Pedro Paulo(presidente), Pr. José Pereira(vice-presidente) e Pr. Benedito Alves da Silva(1º Tesoureiro), pastores assembleianos, da AD Anápolis, AD Madureira e AD Ciad-Seta, respectivamente. Um momento solene e importante do culto foi a apresentação dos 9 irmãos do Pr. Ofir, os dez netos do Pr. Izidoro Filho, o avô deles foi o primeiro pastor ordenado no Brasil por Gunnar Vingren em 1912 para pastorear a Ass. de Deus em Soure, Izidoro Filho apesar de letrado, tinha oficio de pescador, um pescador chamado para ser pescador de almas. 



Pr. Almir Alves dos Santos, presidente da AD Central de Adoração fez a preleção, a igreja em Floresta muito honrou o pastor Ofir e seus parentes que vieram de Belém, Floresta está há 900 Km da capital. Apenas Ozias é um dos irmãos de Ofir que mora em Floresta do Araguaia-PA. 



Quem foi Izidoro Filho, Avô do Pr. Ofir -  Isidoro Saldanha de Oliveira

      Antes de a Assembléia de Deus haver completado dois anos, a falta de obreiros já era sentida em várias localidades onde igrejas e congregações se haviam estabelecido.
       O primeiro crente das Assembléias de Deus no Brasil separado para o ministério pastoral foi Isidoro Filho. Foi ordenado pelo missionário Gunnar Vingren no princípio de 1912 para pastorear a igreja em Soure, na Ilha de Marajó (Pará).
       Isidoro Saldanha de Oliveira, conhecido como Saldanha Filho ou “Caboclo”, nasceu em 29 de novembro de 1879, na Freguesia de Amarração, então província do Ceará. Por volta do ano de 1895, migrou com sua família para a cidade de Soure, na Ilha do Marajó, Província do Grão Pará, acompanhado de outros familiares.  Era reconhecidamente de personalidade forte. Isidoro Filho era alfabetizado, fez o curso de guarda-livros, posteriormente reconhecido pelo governo brasileiro como a profissão de contabilista. Em Soure, sobrevivia da pesca utilizando a técnica de captura de peixes em curral, nas praias do pesqueiro, e do mata-fome.
       Em 1903, aos 23 anos de idade, Isidoro Filho casou-se com Maria de Nazaréth Oliveira e tiveram 15 filhos, um deles, Jairo Saldanha de Oliveira, pastoreou de 1984 a 1993, a Assembléia de Deus de Imperatriz (MA).
       Em junho de 1911, Isidoro Saldanha de Oliveira e sua família tiveram a grande oportunidade de conhecer o evangelho em Soure, por intermédio do missionário Daniel Berg. Isidoro Filho logo se tornou um pregador eloqüente e desbravador do evangelho. Em razão do milagre da salvação e por ser uma pessoa alfabetizada, detendo um nível de instrução acima da média das pessoas de seu tempo, logo se envolveu no trabalho evangelístico, propagando as Boas Novas.
       Em 1912, aos 33 anos, foi consagrado como primeiro pastor da recém-fundada Assembléia de Deus no Brasil. Gunnar Vingren escreveu, no livro Diário do Pioneiro, pág. 52, que, no princípio de de 1912, a igreja em Belém (PA) consagrou Isidoro Filho a pastor, o qual foi colocado na direção da AD de Soure, para cuidar do novel rebanho. Depois de 1916 a 1922, ele pastoreou a AD em Capanema (PA).
       Em 1941, Isidoro Filho, após alguns anos de afastamento, por motivos pessoais, retornou suas atividades na obra de Deus, servindo, então, como auxiliar do trabalho da Assembléia de Deus de Soure, que funcionava na 3ª Rua.
       Em 1945, Isidoro foi acometido por um derrame que o manteve deitado em uma rede por aproximadamente dois anos, sendo embalado quase que exclusivamente pela esposa. Em novembro de 1947, com 68 anos de idade, Isidoro Saldanha de Oliveira faleceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário