segunda-feira, 3 de junho de 2013

A TRINDADE, UMA APOLOGÉTICA.

A TRINDADE NO BATISMO DE JESUS


"Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus" 3: 15 - 17.


Comentário: A trindade é uma doutrina intrínseca, existe, porém a Escritura Sagrada não lhe faz "bandeira", contudo mostra que existe. Trindade não salva, quem salva é JESUS. No batismo de Jesus, Mateus inspirado pelo Espírito Santo escreve o que ocorreu, não é mito, mas um Fato: O Filho, Jesus sendo batizado, o Espírito se manifestando em forma corpórea de uma pomba e o Pai se manifestando com uma voz vinda do céu. Isso é 3, três pessoas, 3 manifestações e não três Deuses. Os Católicos Romanos vêm assim e também os Adventistas, todos os batistas e os assembleianos, a IMPD e a maioria dos evangélicos do mundo.



A TRINDADE NA FORMA BATISMAL ENSINADA POR

 JESUS


"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" Mateus 28: 19

Comentário: Os Unicistas, os que creem que não existe trindade, ou a atuação de três pessoas divinas, se baseiam para refutar o ensino sobre a trindade numa narrativa de Lucas, e não de Jesus para negar a existência da trindade: "Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo." Atos 2: 38; observe que esse comentário de Lucas, é sobre o que Pedro falou em público, é claro que alguém é batizado em nome de Jesus. Pedro não estava batizando, mas convidando a que fossem batizados os que haviam aceitado a fé; devemos entender também que o povo a quem Pedro se dirigia, não tinha ainda noção do que seria esse Espírito Santo(?!); isso é demonstrado também pela ignorância  que os discípulos de João Batista tinham sobre o assunto: "(...)Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo." Atos 19: 1(b), 2. Observe que os discípulos de João encontrados por Paulo, tinham ouvido falar de Jesus, mas nada sabiam sobre o Espírito Santo. 



NO NASCIMENTO DE JESUS

"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo." Mateus 1: 18.

Comentário: Ora, porque a escritura sagrada não disse "por concebido do  Deus Pai ??"; e qual é a dificuldade em crer em três pessoas que tem uma só essência divina?. Entender a tricotomia divina pré-existente é complicado sim. Contudo a escritura é claríssima em demonstrar que existe o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 




A TRICOTOMIA UNIVERSAL

É natural que o sobrenatural influencie o mundo material, se a materialidade possui três dimensões é porque herdou do criador trino essa estrutura: as 3 partes do átomo, os três estados da água, os três ambientes terrestres - Terra, Ar e Água, etc; até o homem é um ser tricotômico com espírito, alma e corpo. 
"E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Tessalonissences 5: 23 ; Disse Paulo aos tessalônios da época







COMO EXPLICAR ESSE VERSÍCULO ABAIXO??

"E a todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado." Lucas 12: 10

Comentário: Por acaso Deus é tolo ou estúpido como é o homem??, escreveria ele alguma asneira??, Claro que não !!, a Escritura Sagrada é infalível mesmo; homens erram, Deus nunca erra !!; se não houvesse diferença entre  as pessoas da trindade, porque haveria de somente a blasfêmia contra o Espírito Santo ser o pecado imperdoável?, é que a função do Espirito é convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. Sem o Espírito Santo atuando, não se chega ao arrependimento e sem arrependimento não há salvação.





 Autor: Pr. Pedro Paulo Barbosa (Pedrovida12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário