terça-feira, 16 de abril de 2013

OS DITADORES EVANGÉLICOS E SEUS SEGUIDORES





 
Os ditadores evangélicos que se aproveitam da fé e simplicidade do povo me dão nojo, aproveitando-se da submissão do convertido e de sua tendência a obedecer, líderes que inventam coisas extra-bíblicas para conduzir o rebanho; tiranizam, mas não conquistam os corações, agem apoiando-se na falta de conhecimento e no medo infringido as pessoas; com certeza que voce já viu isso por aí, e até conheça um líder assim. Paulo disse aos colossenses - “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;”  Cl 2: 8 (ARC), eu gosto mais no texto nessa versão, ele é mais claro e contundente quando diz “...vos faça presa sua..”.

O bom e fiel líder há de conquistar as pessoas até o fim de sua jornada e não somente até conseguir o “poder”, a autoridade institucional; para logo depois usar o rigor e os conchavos, e alguém dizer dele: __Mas no começo ele era tão bom e compreensivo ?!!

Ezequiel 34: 4 nos dá a dica do que não deve ser o pastor, não deve ser um  tirano, não deve ser um omisso – “A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.”

Essa é a chave, não se deve ter rigor e dureza, rigor é punição severa e dureza se pode traduzir também como desprezo e descaso, não visitou, não foi atrás, mas comeu a “lã das ovelhas”. O espírito de Jezabel é o responsável por isso, pois muitos se deixam levar pelo espírito de controle.
 
Transcrevo a seguir, interessante e preciso texto de Mike Murdock em seu livro “O Desígnio” – Tome cuidado com o espírito de dominação – Evite a manipulação de líderes controladores. O importante treinamento do discipulado tem sido corrompido  e distorcido por líderes e professores controladores. Paulo avisou: Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por caus dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombra das cosas futuras, mas o corpo é de Cristo (Colossenses 2: 16, 17).

Deixe-me explicar. Há alguns meses, uma jovem decidiu assistir aos cultos que ministro aos domingos porque a igreja dela fica muito longe. Ela foi impactada pelo Espírito Santo, desejando receber mais ensinamentos sobre o companheirismo dele. Isso gerou uma fúria em sua igreja. A moça foi chamada por seus líderes e interrogada intensamente. Ela foi informada de que não poderia participar das reuniões de outra igreja, a menos que fosse liberada para isso.

Eles não permitiriam que ela assistisse ao culto. Isso pode chocá-lo, mas está acontecendo em centenas de igrejas pela nação hoje. Não é a força espiritual desses líderes controladores que admite essa postura, mas a fraqueza dos santos que os seguem ignorantemente. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância (Tito 1: 10, 11).  Então Mike concluiu o texto assim:

“Consultores avisam, líderes lideram, conselheiros aconselham, contadores calculam e tiranos aterrorizam.
Cuidado com aqueles que querem tomar decisões por voce. O verdadeiro mentor o aconselha, mas não o controla; não o mantém preso a ele, mas ensina voce a desenvolver um apego a Deus.” *


Como se vê, a malandragem gospel existe, infelizmente, mas os bons estão ai, meio anônimos, sem “bater no peito”, querendo ser alguma coisa; tem muita gente boa no pedaço, contudo, os bons não fazem propaganda de si mesmo; eles precisam ser encontrados onde os humildes realmente estão.





Pr. Pedro Paulo Barbosa



(*) Murdock, Mike; O Desígnio, pgns - 362, 363
Edt- Central Gospel - Rio de Janeiro - RJ
Edição 2010, reimpressão 2012.

2 comentários:

  1. Bom dia!!! passando para fazer uma visita e te convidar para visitar o novo Web Zone confira e siga tb... parabéns pelo trabalho aqui!!
    Jesus te abençoe!!! http://webzone14.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir