domingo, 12 de fevereiro de 2012

BRASIL, O INCRÍVEL PAÍS DO NÚMERO 12



o Brasil é a terra do número doze, é incrível alguns fatos principalmente geográficos, e, o Brasil conseguiu até ser uma exceção na copa do mundo da FIFA, pois a entidade permitiu que no Brasil as competições acontecessem em 12 estádios em 12 cidades brasileiras.



 

BRASIL, O PAÍS DO NÚMERO 12 

Coincidência ou não, o Brasil é a terra do número doze, é incrível alguns fatos principalmente geográficos, e, o Brasil conseguiu até ser uma exceção na copa do mundo da FIFA, pois a entidade permitiu que no Brasil as competições acontecessem em 12 estádios em 12 cidades brasileiras. Mostramos a seguir seis coisas(ou fatos) numeradas pelo  12: 

Brasil – Doze sub-climas (Almanaque Abril 2011 Pg 645)

 


Quentes

1-Superúmido sem seca/subseca
2-Úmido com 1 a 3 meses secos
3-Semiúmido c/ 4 a 5 meses secos
4- Semiúmido c/ 6 a 8 meses secos
5- Semiúmido c/ 9 a 11 meses seco

Subquentes
6-Superúmido sem seca/seca
7-Úmido c/ 1 a 3 meses secos
8-Semi-úmido c/ 4 a 5 meses secos

Mesotérmico Brando
9-Superúmido sem seca/subseca
10-Úmido c/  1 a 3 meses secos
11-Semi-úmido c/ 4 a 5 meses secos

Mesotérmico Mediano
12- úmido c/ 1 a 3 meses secos




Brasil – Doze Bacias Hidrográficas (Almanaque Abril 2011 Pg 647)

 
1-Região Hidrográfica da Amazônia                       
2- Região Hidrográfica do São Francisco
3- Região Hidrográfica Tocantins-Araguaia
4- Região Hidrográfica Paraná
5- Região Hidrográfica Parnaíba
6- Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental
7- Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental
8- Região Hidrográfica Atlântico Leste
9- Região Hidrográfica Atlântico Sudeste
10- Região Hidrográfica Atlântico Sul
11- Região Hidrográfica do Uruguai
12- Região Hidrográfica do Paraguai


Brasil – Doze Espécies de Sabiá 

 
Ave símbolo do Brasil, o sabiá-laranjeira, também conhecido como sabiá-amarelo, sabiá-vermelho ou de peito-roxo é uma ave popular, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor, ou seja, a primavera. Fernando Henrique Cardoso criou um decreto declarando que o Sabiá é a Ave Símbolo do Brasil  em 3 de outubro de2002, agora oficialmente. Existe no Brasil 12 espécies de sabiá.

Brasil – Doze Estádios da Copa do 

Mundo em 2014. 


 
Estádio Vivaldão em Manaus, pretende ser mais ecológico 


São 12 cidades-sede:

Rio de Janeiro (RJ),
São Paulo (SP),
Belo Horizonte (MG),
Porto Alegre (RS),
Brasília (DF),
Cuiabá (MT),
Curitiba (PR),
Fortaleza (CE),
Manaus (AM),
Natal (RN),
Recife (PE)
Salvador (BA). 





OS 1 2 TIPOS DE TEMPERAMENTO DOS 

BRASILEIROS.





Pesquisa desvenda temperamento dos brasileiros, o psiquiatra Diogo Lara liderou um Grupo de pesquisa da PUCRS, descobriram 12 tipos.
Diogo Lara

Emoções básicas, como medo, raiva, vontade, controle e sensibilidade, em diferentes doses e combinadas, resultam nos diversos comportamentos. O jeito de ser pode levar a pessoa ao sofrimento, à apatia, aos vícios, à exposição aos riscos ou a uma vida saudável e ao sucesso. 

O Grupo de Pesquisa Bases Neurobiológicas e Tratamento de Transtornos Neuropsiquiátricos, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da PUCRS, liderado pelo psiquiatra e professor Diogo Lara, realiza uma pesquisa pela internet que traça um mapa dos temperamentos. 

Até agora foram analisadas as respostas de 37 mil pessoas (70% de mulheres) e espera-se que outras 200 mil participem por meio do site - www.temperamento.com.br.

A partir das respostas aos questionários, pode-se concluir que 18% dos brasileiros são obsessivos. O comportamento tido como mais estável, previsível e com bom humor (eutímico) apareceu como dominante em 16%. Os hipertímicos (mais arrojados e com menos medo) somam 15%, a maioria homens (18%, ante 12% de mulheres). Os mais instáveis estão presentes em 30% (ciclotímicos, disfóricos e voláteis). Os depressivos, ansiosos e apáticos são menos de 15%.

Para Diogo Lara, na Psiquiatria em geral se vê a saúde mental como ausência de doença, enquanto ele acredita na possibilidade de aprimorar o temperamento inclusive para prevenir futuros transtornos psiquiátricos. 

A escala permite, sob uma ótica global, identificar perfis de pessoas muito diferentes ao mesmo tempo. "Procuramos fazer uma escala mais completa, que abrange as emoções de forma detalhada e simples, acessível à população em geral e a psiquiatras, ajudando a orientar tratamentos". 

Os objetivos da pesquisa são consolidar e validar a escala de temperamento, feita pelo grupo da PUCRS a partir de outros modelos, e abrir a possibilidade de seu uso nos consultórios.

O foco do projeto é o funcionamento da mente. Pretende-se saber de que forma o temperamento de um indivíduo, com base em seu comportamento cotidiano, influencia nos seus transtornos existentes ou potenciais.


Brasil - Os 12 tipos de


 temperamento

Os temperamentos, que são as emoções básicas que movem o ser humano, podem dividir-se em:

Obsessivo: Rígido, organizado, perfeccionista, exigente, lida mal com erros e dúvidas.

Eutímico: Estável, previsível, equilibrado, com boa disposição e, em geral, se sente bem consigo mesmo.

Hipertímico: Sempre de bom humor, confiante, adora novidades, vai atrás do que quer até conquistar e tem forte tendência à liderança.

Ciclotímico: Humor imprevisível e instável (altos e baixos), muda rapidamente ou de maneira desproporcional aos fatos.

Disfórico: Tende a ficar tenso, ansioso, irritado e agitado ao mesmo tempo.

Volátil: Dispersivo, inquieto, desligado e desorganizado; precipitado, muda de interesse rapidamente; tem dificuldade em concluir tarefas.

Depressivo: Com tendência à tristeza e à melancolia, vê pouca graça nas coisas, tende a se desvalorizar, não gosta de mudanças e prefere ouvir a falar.

Ansioso: Preocupado, cuidadoso, inseguro, apreensivo e não se arrisca.

Apático: Lento, desligado, desatento, não conclui o que começa.

Irritável: Sincero, direto, irritado, explosivo e desconfiado.

Desinibido: Inquieto, espontâneo, distraído, deixa as coisas para a última hora.

Eufórico: Expansivo, falante, impulsivo, exagerado, intenso, não gosta de regras e rotinas.

OBS: Esses conhecimentos, deverão ser usados por psicólogos e psiquiatras forenses, policiais, educadores, especialistas em RH para tratar e/ou definir pessoas com problemas emocionais diversos, ajudando-as a descobrirem-se e prevendo reações boas ou ruins de pessoas, evitando crimes e desvendando soluções práticas de tratamento psiquiátricos e psicológicos. Em RH esses conhecimentos tornam-se essenciais para recrutamento, por exemplo. 









12 Regiões Militares Brasileiras




No Brasil há 12 regiões militares, a 12ª RM tem sua sede em Manaus, engloba o Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e é a maior RM do Brasil. 



§  1ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, e sede do Comando na cidade do Rio de Janeiro - RJ;


§  2ª Região Militar - com jurisdição sobre o estado de São Paulo, e sede do Comando na cidade de São Paulo - SP;

§  3ª Região Militar - com jurisdição sobre o estado do Rio Grande do Sul, e sede do Comando na cidade de Porto Alegre - RS;

§  4ª Região Militar - com jurisdição sobre o estado de Minas Gerais, exceto a área do Triângulo Mineiro, e sede do Comando na cidade de Belo Horizonte – MG;

§  5ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados do Paraná e de Santa Catarina, e sede do Comando na cidade de Curitiba - PR;

§  6ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados da Bahia e de Sergipe, e sede do Comando na cidade de Salvador - BA;

§  7ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas, e sede do Comando na cidade do Recife - PE;

§  8ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados do Pará e do Amapá, a área do Estado do Tocantins limitada ao Sul pelos municípios de Wanderlândia, Babaçulândia e Xambioá (estes inclusive) e as áreas dos Municípios de Açailândia, João Lisboa, Imperatriz, Amarante do Maranhão, Montes Altos, Sítio Novo, Porto Franco, Estreito e Carolina, todos no Estado do Maranhão, e sede do Comando na cidade de Belém - PA;

§  9ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, e sede do Comando na cidade de Campo Grande - MS;

§  10ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados do Ceará, do Piauí e do Maranhão (exceto a área sob jurisdição da 8ª RM), e sede do Comando na cidade de Fortaleza - CE;

§  11ª Região Militar - com jurisdição sobre o Distrito Federal, os estados de Goiás e do Tocantins (exceto a área sob jurisdição da 8ª Região Militar) e a área do Triângulo Mineiro, e sede do Comando na cidade de Brasília - DF; e

§  12ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados do Amazonas, do Acre, de Roraima e de Rondônia, e sede do Comando na cidade de Manaus - AM. 

(Wikipédia)
















12 Países da América do Sul
   

A América do Sul tem 13 territórios, mas apenas 12 deles são países. A exceção é a Guiana Francesa, que tem sua própria capital, Cayenne, mas é um dos departamentos da França.

Os 12 países da América do Sul são filiados à Organização das Nações Unidas (ONU), ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e à Fifa, entidades esportivas que acabam servindo para reconhecer a independência dos países. A Guiana Francesa, como não poderia deixar de ser, não desfruta dessa independência.


Argentina – Buenos Aires


Bolívia – Sucre (oficial) / La Paz (administrativa)


Brasil – Brasília


Chile – Santiago


Colômbia – Bogotá


Equador – Quito


Guiana – Georgetown


Paraguai – Assunção


Peru – Lima


Suriname – Paramaribo


Uruguai – Montevidéu


Venezuela – Caracas





12 Eixos de Desenvolvimento 

na América Latina



O Plano de Ação para a Integração da Infra-estrutura Regional Sul americana (IIRSA), detectou 12 eixos de integração para a A. Sul.

Silvia Quintanar; Rodolfo López

O Iirsa, inicialmente proposto em Brasília, foi implementado por meio de seu Plano de Ação acordado na Reunião Ministerial de Montevidéu, em dezembro de 2000, que identifica 12 eixos de integração e desenvolvimento, complementados com a estimulação de processos setoriais3, necessários para otimizar a competitividade e o processo logístico geral.


Na Segunda Reunião de Presidentes da América do Sul, realizada em Guaiaquil, em julho de 2002, os presidentes destacaram que "é vontade da América do Sul construir de maneira coordenada um espaço integrado, mediante o fortalecimento das conexões físicas e da harmonização dos marcos institucionais, normativos e regulatórios". Nessa perspectiva, reconheceram que a inter-relação entre infra-estrutura e desenvolvimento deve ser explorada segundo uma visão estratégica sul-americana.






Bibliografia.
Revista Brasileira de Política Internacional
Print version ISSN 0034-7329
Rev. bras. polít. int. vol.46 no.1 Brasília Jan./June 2003



12 Nações Ibero-Americana do  


Programa de Gestão Territorial - 


Proterritórios.

Brasil,  Espanha, México, Colômbia, Guatemala, 

Peru, Bolívia, El Salvador, Chile, Costa Rica, 

Panamá e Argentina. 


Representantes dos 12 países do Programa Iberoamericano de Gestão Territorial – Proterritórios – apresentaram na manhã desta quinta-feira (19), em Brasília, as estratégias que devem incrementar nos próximos três anos o desenvolvimento rural e territorial em 12 nações. 

A lista foi divulgada durante o I Encontro Iberoamericano de Gestão Territorial. Além do Brasil, estão incluídos Espanha, México, Colômbia, Guatemala, Peru, Bolívia, El Salvador, Chile, Costa Rica, Panamá e Argentina.  A Proposta do Plano de Ação 2012-2014. 





Pesquisado por Pedro Paulo Barbosa (Pedrovida12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário