segunda-feira, 29 de agosto de 2011

BRASIL, O INCRÍVEL PAÍS DO NÚMERO 12


o Brasil é a terra do número doze, é incrível alguns fatos principalmente geográficos, e, o Brasil conseguiu até ser uma exceção na copa do mundo da FIFA, pois a entidade permitiu que no Brasil as competições acontecessem em 12 estádios em 12 cidades brasileiras.


 

BRASIL, O PAÍS DO NÚMERO 12 

Coincidência ou não, o Brasil é a terra do número doze, é incrível alguns fatos principalmente geográficos, e, o Brasil conseguiu até ser uma exceção na copa do mundo da FIFA, pois a entidade permitiu que no Brasil as competições acontecessem em 12 estádios em 12 cidades brasileiras. Mostramos a seguir seis coisas(ou fatos) numeradas pelo  12: 

Brasil – Doze sub-climas (Almanaque Abril 2011 Pg 645)

 


Quentes

1-Superúmido sem seca/subseca
2-Úmido com 1 a 3 meses secos
3-Semiúmido c/ 4 a 5 meses secos
4- Semiúmido c/ 6 a 8 meses secos
5- Semiúmido c/ 9 a 11 meses seco

Subquentes
6-Superúmido sem seca/seca
7-Úmido c/ 1 a 3 meses secos
8-Semi-úmido c/ 4 a 5 meses secos

Mesotérmico Brando
9-Superúmido sem seca/subseca
10-Úmido c/  1 a 3 meses secos
11-Semi-úmido c/ 4 a 5 meses secos

Mesotérmico Mediano
12- úmido c/ 1 a 3 meses secos




Brasil – Doze Bacias Hidrográficas (Almanaque Abril 2011 Pg 647)

 
1-Região Hidrográfica da Amazônia                       
2- Região Hidrográfica do São Francisco
3- Região Hidrográfica Tocantins-Araguaia
4- Região Hidrográfica Paraná
5- Região Hidrográfica Parnaíba
6- Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental
7- Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental
8- Região Hidrográfica Atlântico Leste
9- Região Hidrográfica Atlântico Sudeste
10- Região Hidrográfica Atlântico Sul
11- Região Hidrográfica do Uruguai
12- Região Hidrográfica do Paraguai


Brasil – Doze Espécies de Sabiá 

 
Ave símbolo do Brasil, o sabiá-laranjeira, também conhecido como sabiá-amarelo, sabiá-vermelho ou de peito-roxo é uma ave popular, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor, ou seja, a primavera. Fernando Henrique Cardoso criou um decreto declarando que o Sabiá é a Ave Símbolo do Brasil  em 3 de outubro de2002, agora oficialmente. Existe no Brasil 12 espécies de sabiá.

Brasil – Doze Estádios da Copa do Mundo em 

2014. 
 
 Estádio Vivaldão em Manaus, pretende ser mais ecológico 


São 12 cidades-sede:

Rio de Janeiro (RJ),
São Paulo (SP),
Belo Horizonte (MG),
Porto Alegre (RS),
Brasília (DF),
Cuiabá (MT),
Curitiba (PR),
Fortaleza (CE),
Manaus (AM),
Natal (RN),
Recife (PE)
Salvador (BA). 





OS 1 2 TIPOS DE TEMPERAMENTO DOS BRASILEIROS.





Pesquisa desvenda temperamento dos brasileiros, o psiquiatra Diogo Lara liderou um Grupo de pesquisa da PUCRS, descobriram 12 tipos.
Diogo Lara

Emoções básicas, como medo, raiva, vontade, controle e sensibilidade, em diferentes doses e combinadas, resultam nos diversos comportamentos. O jeito de ser pode levar a pessoa ao sofrimento, à apatia, aos vícios, à exposição aos riscos ou a uma vida saudável e ao sucesso. 

O Grupo de Pesquisa Bases Neurobiológicas e Tratamento de Transtornos Neuropsiquiátricos, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da PUCRS, liderado pelo psiquiatra e professor Diogo Lara, realiza uma pesquisa pela internet que traça um mapa dos temperamentos. 

Até agora foram analisadas as respostas de 37 mil pessoas (70% de mulheres) e espera-se que outras 200 mil participem por meio do site - www.temperamento.com.br.

A partir das respostas aos questionários, pode-se concluir que 18% dos brasileiros são obsessivos. O comportamento tido como mais estável, previsível e com bom humor (eutímico) apareceu como dominante em 16%. Os hipertímicos (mais arrojados e com menos medo) somam 15%, a maioria homens (18%, ante 12% de mulheres). Os mais instáveis estão presentes em 30% (ciclotímicos, disfóricos e voláteis). Os depressivos, ansiosos e apáticos são menos de 15%.

Para Diogo Lara, na Psiquiatria em geral se vê a saúde mental como ausência de doença, enquanto ele acredita na possibilidade de aprimorar o temperamento inclusive para prevenir futuros transtornos psiquiátricos. 

A escala permite, sob uma ótica global, identificar perfis de pessoas muito diferentes ao mesmo tempo. "Procuramos fazer uma escala mais completa, que abrange as emoções de forma detalhada e simples, acessível à população em geral e a psiquiatras, ajudando a orientar tratamentos". 

Os objetivos da pesquisa são consolidar e validar a escala de temperamento, feita pelo grupo da PUCRS a partir de outros modelos, e abrir a possibilidade de seu uso nos consultórios.

O foco do projeto é o funcionamento da mente. Pretende-se saber de que forma o temperamento de um indivíduo, com base em seu comportamento cotidiano, influencia nos seus transtornos existentes ou potenciais.


Brasil - Os 12 tipos de


 temperamento

Os temperamentos, que são as emoções básicas que movem o ser humano, podem dividir-se em:

Obsessivo: Rígido, organizado, perfeccionista, exigente, lida mal com erros e dúvidas.

Eutímico: Estável, previsível, equilibrado, com boa disposição e, em geral, se sente bem consigo mesmo.

Hipertímico: Sempre de bom humor, confiante, adora novidades, vai atrás do que quer até conquistar e tem forte tendência à liderança.

Ciclotímico: Humor imprevisível e instável (altos e baixos), muda rapidamente ou de maneira desproporcional aos fatos.

Disfórico: Tende a ficar tenso, ansioso, irritado e agitado ao mesmo tempo.

Volátil: Dispersivo, inquieto, desligado e desorganizado; precipitado, muda de interesse rapidamente; tem dificuldade em concluir tarefas.

Depressivo: Com tendência à tristeza e à melancolia, vê pouca graça nas coisas, tende a se desvalorizar, não gosta de mudanças e prefere ouvir a falar.

Ansioso: Preocupado, cuidadoso, inseguro, apreensivo e não se arrisca.

Apático: Lento, desligado, desatento, não conclui o que começa.

Irritável: Sincero, direto, irritado, explosivo e desconfiado.

Desinibido: Inquieto, espontâneo, distraído, deixa as coisas para a última hora.

Eufórico: Expansivo, falante, impulsivo, exagerado, intenso, não gosta de regras e rotinas.

OBS: Esses conhecimentos, deverão ser usados por psicólogos e psiquiatras forenses, policiais, educadores, especialistas em RH para tratar e/ou definir pessoas com problemas emocionais diversos, ajudando-as a descobrirem-se e prevendo reações boas ou ruins de pessoas, evitando crimes e desvendando soluções práticas de tratamento psiquiátricos e psicológicos. Em RH esses conhecimentos tornam-se essenciais para recrutamento, por exemplo. 









12 Regiões Militares Brasileiras




No Brasil há 12 regiões militares, a 12ª RM tem sua sede em Manaus, engloba o Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e é a maior RM do Brasil. 



§  1ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, e sede do Comando na cidade do Rio de Janeiro - RJ;


§  2ª Região Militar - com jurisdição sobre o estado de São Paulo, e sede do Comando na cidade de São Paulo - SP;

§  3ª Região Militar - com jurisdição sobre o estado do Rio Grande do Sul, e sede do Comando na cidade de Porto Alegre - RS;

§  4ª Região Militar - com jurisdição sobre o estado de Minas Gerais, exceto a área do Triângulo Mineiro, e sede do Comando na cidade de Belo Horizonte – MG;

§  5ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados do Paraná e de Santa Catarina, e sede do Comando na cidade de Curitiba - PR;

§  6ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados da Bahia e de Sergipe, e sede do Comando na cidade de Salvador - BA;

§  7ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas, e sede do Comando na cidade do Recife - PE;

§  8ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados do Pará e do Amapá, a área do Estado do Tocantins limitada ao Sul pelos municípios de Wanderlândia, Babaçulândia e Xambioá (estes inclusive) e as áreas dos Municípios de Açailândia, João Lisboa, Imperatriz, Amarante do Maranhão, Montes Altos, Sítio Novo, Porto Franco, Estreito e Carolina, todos no Estado do Maranhão, e sede do Comando na cidade de Belém - PA;

§  9ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, e sede do Comando na cidade de Campo Grande - MS;

§  10ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados do Ceará, do Piauí e do Maranhão (exceto a área sob jurisdição da 8ª RM), e sede do Comando na cidade de Fortaleza - CE;

§  11ª Região Militar - com jurisdição sobre o Distrito Federal, os estados de Goiás e do Tocantins (exceto a área sob jurisdição da 8ª Região Militar) e a área do Triângulo Mineiro, e sede do Comando na cidade de Brasília - DF; e

§  12ª Região Militar - com jurisdição sobre os estados do Amazonas, do Acre, de Roraima e de Rondônia, e sede do Comando na cidade de Manaus - AM. 

(Wikipédia)
















12 Países da América do Sul

A América do Sul tem 13 territórios, mas apenas 12 deles são países. A exceção é a Guiana Francesa, que tem sua própria capital, Cayenne, mas é um dos departamentos da França.
Os 12 países da América do Sul são filiados à Organização das Nações Unidas (ONU), ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e à Fifa, entidades esportivas que acabam servindo para reconhecer a independência dos países. A Guiana Francesa, como não poderia deixar de ser, não desfruta dessa independência.


Argentina – Buenos Aires


Bolívia – Sucre (oficial) / La Paz (administrativa)


Brasil – Brasília


Chile – Santiago


Colômbia – Bogotá


Equador – Quito


Guiana – Georgetown


Paraguai – Assunção


Peru – Lima


Suriname – Paramaribo


Uruguai – Montevidéu


Venezuela – Caracas


Nenhum comentário:

Postar um comentário